sábado, 20 de fevereiro de 2010
A FOTOGRAFIA DIGITAL
A Fotografia Digital
A fotografia digital representa uma evolução importante na arte de fotografar e guardar para sempre os momentos inesquecíveis.
Aqui seguem algumas dicas para você tirar mais proveito da tecnologia e mantê-la a sua disposição.
1- Tamanho e peso da imagem:
Bem vindo(a) ao mundo dos “megapixels”, unidade abreviada como MP. Você certamente já ouviu falar nisso.
Quanto maior, melhor, mas tem lá seus limites.
A não ser que você tenha uma empresa de impressão de outdoor, busdoor, impressão de grandes imagens, seja fotografo de uma revista ou exerça qualquer atividade profissional nesta área, você deve diminuir o nivel de resolução da sua camera.
Trabalhar com a câmera sempre no máximo de resolução você faz fotos pesadas, que demoram a ser descarregadas para o computador e que normalmente ocupam desnecessariamente muito espaço no seu HD.
Para fotos impressas até um tamanho 13×18 (normalmente usam o 10×15), você pode tranquilamente abaixar a resolução da sua camera para o padrão minimo e fazer imagens do tamanho 640×480 pixels. Fazendo isso, você verá como aumentará a capacidade de armazenamento da sua camera, aumentará a velocidade de descarregamento e ainda verá como seu computador sofrerá muito menos para guardar e trabalhar com esses arquivos.
2- Enquadramento
Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto.
Deslocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante.
Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. As intersecções das linhas são os pontos mais interessenantes da sua foto.
As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo.
3- Flash necessário
Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário.
Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.
Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.
4- Cuidado com o fundo
Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato.
A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano.
Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.
5- Retratos
Aproxime-se.
Quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é, a pessoa.
Não tenha medo de chegar perto.
O que não pode acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no meio.
6- Experimente
Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis.
A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário