quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Prof.a LUCIA BUENO DE ALMEIDA SILVEIRA
Lúcia Bueno de Almeida Silveira,
a Professora Lúcia:
“Fonte inesgotável de amor e dedicação nas coisas que acreditava. Nossa saudade será eterna”.
Esta foi a simples, porém sincera homenagem, prestada pelo Departamento Municipal de Cultura e Turismo de Brodowski, onde ela exercia as funções de Coordenadora das Ações Culturais. Estes dizeres, com sua foto juntamente com seus colegas de trabalho, estavam numa singela faixa estampada no palanque das autoridades no último Desfile Comemorativo aos 97 anos de Brodowski que ela idealizou e programou, durante a XXXV Semana de Portinari da qual era Presidente e no recinto da Piazza della Nonna, local onde exercitava uma das coisas que mais gostava de fazer: cantar para o seu povo.
Por toda a sua vida se dedicou às coisas de sua amada cidade. Quando foi embora e nos deixou no último dia 09/08/2010, estava no auge de suas atividades, produzindo como ninguém, com muito amor e dedicação, coisas lindas para enriquecer, ainda mais, a cultura do seu povo. Seu aniversário seria em 13/08.
Como professora emérita, foi uma das melhores que nasceu e pisou este solo abençoado da Terra de Portinari e Saulo Ramos. Podemos dizer seguramente, sem medo e errar, que setenta por cento das pessoas com 40 a 50 anos de idade desta cidade, foram seus alunos. Lecionou Língua Portuguesa na Escola Estadual Coronel José Aleixo da Silva Passos - JASP e Escola Candido Portinari onde trabalhou por muitos e muitos anos, entre outras. Dentre seus inúmeros afazeres, estava sempre disponível para ajudar seus alunos, mesmo depois de formados. Auxiliava-os desde a elaboração de discursos de formatura, a monografias de final de curso, até teses de pós-graduação, mestrado e doutorado. Tudo passava pelo gentil crivo da Professora Lúcia e se tornava numa peça de real beleza.
Paralelamente a isto, trabalhou por mais de 30 anos para a área cultural da Prefeitura Municipal de Brodowski, programando e organizando as Semanas de Portinari (15 a 22 de agosto); os eventos em comemoração ao Aniversário da Cidade (22/08); Encontro Nacional de Companhias de Santos Reis; Carnaval Popular; Eventos com as Artesãs da cidade, e, nos últimos anos a Semana Cultural Saulo Ramos, seu admirado amigo.
Além de tudo isto, a Professora Lúcia cuidava, pessoalmente, das coisas de sua casa e de sua família e, encontrava tempo para tudo.
Competente, amiga, leal, idealista, enérgica, generosa! Esta foi a Professora Lúcia, ou melhor, um pouco dela, que o povo de Brodowski e em especial os seus amigos do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, aprenderam a amar e a respeitar. Brodowski e seu povo perderam uma grande mulher, que foi, sobre tudo, professora e mãe dedicada.
Fonte inesgotável de amor e dedicação nas coisas que acreditava. Nossa saudade será eterna.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário