domingo, 16 de maio de 2010

O VERDADEIRO LIDER


"Para estar na frente, coloque os outros em primeiro lugar."

"O verdadeiro líder é prestativo. Serve as pessoas. Faz o melhor pelo interesse delas, e ao fazê-lo nem sempre será popular, nem sempre chega a impressionar. Entretanto, por serem mais motivados pelo amor ao próximo que pelo desejo de glória pessoal, os verdadeiros líderes estão dispostos a pagar o preço."
Eugene B. Habecker,
escritor

"Você deve amar seus liderados mais do que sua posição."
John C. Maxwell

O que significa servir, ser prestativo ?
Um líder verdadeiramente prestativo:

1 – Coloca os outros acima de seus compromissos pessoais
O primeiro sinal de que alguém é prestativo está na habilidade de colocar os outros acima de si próprio e de seus desejos pessoais. Significa mais do que colocar seus compromissos de lado. Significa estar deliberadamente consciente das necessidades das pessoas, disponível para ajudá-las e disposto a encarar seus desejos como importantes.

2 – Possui a confiança para ser prestativo
A segurança é o ponto verdadeiramente crucial quando a questão é ser prestativo. Mostre-me alguém que pensa ser importante demais para servir, e lhe mostrarei alguém basicamente inseguro. A forma como tratamos aos outros de fato reflete o que pensamos sobre nós mesmos.
A lei da delegação de poder diz que só líderes seguros delegam poder aos outros. Também é verdade que só líderes seguros demonstram ser prestativos.

3 – Tem a iniciativa de servir
Praticamente todas as pessoas serão prestativas se compelidas a fazê-lo. Algumas são prestativas em momentos de crise. Entretanto, você realmente pode ver o coração de alguém que tomo iniciativa de servir aos outros. Grandes líderes percebem a necessidade, aproveitam a oportunidade e servem sem esperar nada em troca.

4 - Não se preocupa com posição
Os líderes prestativos não se concentram na hierarquia ou na posição. Quando Normam Schwarzkopf caminhou no campo minado, a última coisa que passava por sua cabeça era a hierarquia. Tratava-se apenas de uma pessoa tentando ajudar outra. Quando muito, o fato de ser líder conferiu-lhe um sentimento maior de sua obrigação de servir.

5 – Serve por amor
O ato de servir não é motivado pela manipulação ou autopromoção. Ele é estimulado pelo amor. No final, o alcance de sua influência depende da profundidade de seu interesse pelos outros. Por isso é tão importante que o líder tenha disposição de servir
Pr. Ivanir Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário