sexta-feira, 26 de abril de 2013

IGUALDADE .´. RESPEITO E ÉTICA


IGUALDADE .´. RESPEITO E ÉTICA

Na reunião do dia 05 de março de 2.013, o CL Presidente em suas colocações fez uma alusão ao equilíbrio que está ocorrendo atualmente em nosso clube, com uma divisão de faixa etária bem dividida e que vem ao encontro de sua lema deste ano leonistico : A UNIÃO DA EXPERIENCIA DE UM JUBA LARGA COM A GARRA DE UM JOVEM LEÃO.
Assim dos 15 associados, 7 podem ser considerados de juba larga, entre eles, os 3 fundadores ainda remanescentes, e 8 da ala jovem leão.
Disse também de seu orgulho e satisfação, em er comprovado mais uma vez, nesta mesma reunião, que o bom senso, o respeito mutuo, o equilíbrio emocional é fator predominante na ação e reação dos companheiros e que  tudo isto faz realmente o LIONS CLUBE DE BRODOWSKI ser um grupo que visa exclusivamente o bem do leonismo, do companheirismo, e onde não há nada que não seja resolvido com um abraço amigo e fraterno ao final de qualquer discussão, seja qual tema for, sem vencidos ou vencedores, mas apenas COMPANHEIROS que se respeitam e procuram a igualdade e a fraternidade, para que tudo seja direcionado no cumprimento da missão do NÓS SERVIMOS.

Como responsável nomeado pelo CL Presidente para fazer a INSTRUÇÃO LEONISTICA da reunião deste dia 12de março de 2.013, aproveito para usar como tema, este comentário do nosso presidente.

Uma colocação que a principio pode ser até considerada um simples comentário sobre uma determinada situação, mas que se analisada, dentro da nossa atual conjuntura, é muito profunda e merece uma reflexão maior.

Neste nosso mundo moderno, onde a linguagem dos jovens está ficando cada vez mais distante da linguagem da experiência, do discernimento, do respeito mútuo, enfim, neste difícil entendimento entre gerações, esta mescla de direcionamento contido no lema atual do nosso clube, é de suma importância no relacionamento atual.

Felizmente, no Lions Clube de Brodowski, está sendo possível, graças ao bom relacionamento, graças aos objetivos que são procurados, visando sempre a vitória do LEONISMO,  esta mescla ser levada a bom termo, e não termos problemas com diferenças por causa da faixa etária e também por divergências de opiniões, sejam elas de qualquer natureza.

Neste ano, e até 2016, o LC Brodowski vive e viverá uma situação atípica, já que temos em nosso quadro associativo, o PREFEITO MUNICIPAL.

É preciso que haja, e felizmente o há,  o devido respeito a toda e qualquer opinião pessoal. Temos  um companheiro que é o atual PREFEITO MUNICIPAL DE BRODOWSKI, e que certamente é membro de um partido político pelo qual foi eleito, onde os associados não o são.  E isto não pode influenciar na opinião de um companheiro. Todos  sabemos que os governantes, e um prefeito não foge à regra, é sempre alvo de criticas, muitas vezes, infundadas, onde se procura atingir este político apenas para defender uma posição partidária, e não a defesa da causa publica, do bem comum. Por isso, há de se continuar adotando a postura do equilíbrio, da imparcialidade, onde estas possíveis colocações e criticas, quando surgirem, estejam voltadas para a procura da solução de problemas que tenham como objetivo final, sempre o bem estar da nossa população, do nosso clube, do nosso relacionamento.

Lógico que criticas existe, existiram e sempre existirão, e devem existir em qualquer segmento de nossa sociedade, e o LIONS CLUBE não foge à regra. Mas que elas sejam sempre pautadas na ética, no respeito, na imparcialidade, no desinteresse pessoal e sempre com o espírito construtivo.  E que sejam sempre resolvidas, aceitas e definidas em nome do COMPANHEIRISMO, DA AMIZADE.

Outro ponto que estamos vivendo e vendo que felizmente, nesta mescla de idade, de posições pessoais políticas, futebolísticas, musicais, e tantas outras, o LIONS CLUBE DE BRODOWSKI tem sempre um ponto de equilíbrio positivo. Que saibamos continuar cultivando este ideal, este ponto de vista de relacionamento heterogêneo, e sabendo se posicionar imparcialmente, procurando manter sempre o companheirismo sadio e a amizade sincera.

Se assim não for, corremos o risco de ir minando o nosso relacionamento, de ir diminuindo a nossa amizade, de irmos nos isolando, de ver que podemos até perder companheiros, que podem  no futuro, (e rogamos para que não aconteça nunca), chegar a um ponto de total desencontro onde não seja mais possível conviver uns com os outros.

Por isso, Companheiro Presidente, a sua colocação é de suma importância para esta reflexão que deixo a todos. 

Lembro-me de um artigo que escrevi no AL 2009/2010. abordando este mesmo tema :
Portanto, já posso dizer que tenho experiência, não sei se de um Juba Larga, mas que aprendi muito ao longo destes 34 (hoje com 36) anos de Lions, como superar diferenças de opiniões, de interpretações, tentando com isso, manter sempre a união do clube, para que os resultados sejam sempre traduzidos em serviços à comunidade, aos companheiros, ao nosso distrito, à nossa associação.
     Temos aqui, no LC Brodowski, outros Leões de Juba Larga, como o CL Nelson Agostinho, fundador também, os CCLL Caetano Adami Neto, já com 33 (hoje com 35) anos de clube, José Mário Jorge, com 25 anos, que sabem unir esta experiência com a garra dos leões intermediários, E contando também com as nossas domadoras que sempre estão ao lado de seus leões, dando exemplos de dedicação, de simpatia, de amor ao clube e aos ideais de Lions.
      E isso aqui no LC Brodowski, vem fazendo a diferença. Vem provando que somos realmente um grupo, pequeno sim na quantidade, mas muito grande na qualidade. Pois todos aqueles que sabem conviver com esta diferença,  e aceitar seja por parte dos mais experientes como por parte dos mais novos, estes sim, fazem a diferença verdadeira. Não no sentido da diferenciação, mas no sentido do exemplo.
        O exemplo que todos dão quando é exigido em nosso dia-a-dia, que coloca em primeiro lugar, não a diferença de idade, de tempo, de interpretação de uma coisa que hoje poder ser encarada diferente de há alguns anos atrás. Mas a vontade de acertar, de fazer um leonismo sadio com companheirismo, onde todos sejam olhados de uma mesma maneira, de um mesmo horizonte, onde ninguém está por cima por ser mais novo ou por baixo, por ser mais velho, ou querer fazer prevalecer a sua opinião própria. Pois infelizmente ainda hoje, em muitos setores da vida e até no Lions, temos aqueles que não aceitam a idade como experiência e acham que são ultrapassados e até se julgam donos da verdade.
       Por isso, dentro deste prisma, conclamo os companheiros a continuarem fazendo a diferença para saber SUPERAR DIFERENÇAS, a continuarem sabendo unir a experiência de um Juba Larga com a garra de um Jovem Leão, o que pode ser, e deve ser também, a tônica em nossa vida pessoal, onde devemos também saber aceitar o que tempo nos impõe. Mas o fazendo de uma maneira respeitosa e digna, entendendo que a experiência muitas vezes é necessária para que um jovem leão, um jovem cidadão, saiba equilibrar as ações de suas e de nossas vidas. E a que juventude de um jovem leão é extremamente importante para que um JUBA LARGA se revitalize, se atualize, se motive.
Finalmente,  que possamos, todos nós, indistintamente, viver em harmonia, com igualdade, com fraternidade, com liberdade. Que saibamos compreender e aceitar, como o estamos fazendo até, hoje, conviver com estas diferenças.  Permitam-me terminar com a Oração de mim mesmo, de Osvaldo Antonio Bigiat:
"Senhor, que eu faça de mim um homem sereno dentro de
minha própria turbulência"."Que eu saiba perder meus caminhos ,
Mas saiba recuperar meus destinos com dignidade".
"Que eu jamais fique só, mesmo quando eu me queira só".
"Permita-me, Senhor, ensinar o pouco que sei e
Aprender o muito que não sei".

CMJ Antônio Douglas Zapolla* CMJ Antônio Douglas Zapolla
Secretário AL 2012/2013
Lions Clube de Brodowski - Distrito LC-6
12 de março de 2.013
E-mail: fotodouglas33@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário